Depois de iniciar a temporada 2015 no Botafogo da Paraíba, o atacante beltronense Jonatas Belusso, 26 anos, vai fazer a sua estreia no próximo sábado, dia 21, no Campeonato Coreano. Ele é a principal contratação e único estrangeiro do Gangwon Football Club, time que vai jogar contra o Sangiu Sangmu Phoenix FC.

“Aqui é tudo diferente, clima, comida, língua, fuso, treinamento, disciplina, enfim, mas é uma experiência muito boa. Sou o único estrangeiro, a pressão em cima de mim é grande, mas o time deve contratar mais um brasileiro nos próximos dias. Aqui pode ter três estrangeiros”, diz Jonatas Belusso, em conversa pelo Facebook. Ele sente muito de ter saído do Botafogo da Paraíba, mas não pôde recusar a proposta financeira. “Aqui é salário de Série A do Campeonato Brasileiro. E recebo em dólar ainda. Não tinha como recusar”, afirma o jogador beltronense.

Jonatas Belusso afirma que a estrutura do clube é muito boa. “Tem um centro de treinamentos muito bom. O campo não é muito bom por causa da neve, que queimou um pouco a grama, está um pouco duro para jogar, mas é um problema do clima mesmo. Mas tem hotel, academia, são muito organizados e disciplinados, muito perfeccionistas”, conta o beltronense, que se comunica com seu treinador e seus companheiros por meio de um intérprete. “Quando eu jogava no Chipre, me virava com o inglês. Mas aqui eles não usam o inglês, aí tenho que me virar com o intérprete mesmo.”

História

Natural de Francisco Beltrão, Jonatas Belusso se mudou ainda muito jovem para Cascavel, onde passou a praticar futebol ainda na infância. Seu primeiro clube, entretanto, foi o Toledo, em 2007. No ano seguinte veio jogar no Francisco Beltrão, na Divisão de Acesso, e também disputou os Jogos Abertos daquele ano pelo município de Francisco Beltrão também.

Em 2009, ele foi o artilheiro do Beltrão FC na segunda divisão do Campeonato Paranaense e depois seguiu para o futebol catarinense. Passou por Brusque, Metropolitano de Blumenau e em 2012 jogou no Juventude (RS). Disputou a Série B pelo Guaratinguetá (SP). Em 2013, jogou a Série A do Brasileiro e também a Sul-Americana com o Náutico (PE). No ano passado, jogou o Campeonato Gaúcho pelo Novo Hamburgo e depois foi disputar a Série C do Brasileiro pelo Treze da Paraíba. No fim do ano, ainda foi jogar no Ermis Aradippou, do Chipre. O jogador também teve uma rápida passagem pelo futebol da Suécia.