Nesta sexta-feira (12), inicia uma grande festa em Coronel Vivida: a XIII Edição da Olimpíada Rural. O evento, que acontece entre os dias 12 e 20 de julho, reunirá mais de 1800 atletas vividenses, divididos em onze setores e que disputarão trinta e sete modalidades.

 

Conforme a diretora do Departamento de Esporte do município, Sirlei Piva, todos estão convidados a participar da Olimpíada. “O solenidade acontecerá no Complexo Esportivo Barro Preto, a partir das 19h, quando haverá a confraternização de todos os atletas. Teremos o desfile dos setores, o juramento do atleta, o acendimento da pira olímpica e o início das competições. Desde já, convidamos a todos para participar, não só da abertura, mas também de todas as competições”, destacou.

 

 

DESTAQUES:

Várias novidades marcarão a XIII Olimpíada Rural. Uma delas é o concurso de fotografia, em que os setores entregaram seis fotos sobre suas comunidades, para o Departamento de Cultura, o qual realizou uma exposição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida. O resultado, das quatro fotos mais votadas, será divulgado na noite de abertura da Olimpíada.

 

Outra novidade da Olimpíada Rural 2013 será a realização de uma quermesse, pela Administração Municipal, na noite do dia 19 de julho. Na ocasião, a comunidade poderá assistir apresentações musicais de pratas da casa e com a Banda América. Ainda, haverá a comercialização de pratos típicos. O valor arrecadado com o evento será revertido ao Instituto Médico Nossa Vida de Coronel Vivida.

 

VALORIZAÇÃO:

Para o prefeito Frank Schiavini, esse evento tem como objetivo valorizar o esporte e os agricultores vividenses. “Nós não temos medido esforços para que possamos melhorar e apoiar cada vez mais o esporte de Coronel Vivida. E a Olimpíada Rural é um dos grandes orgulhos do município, por ser algo diferente, que tem sua conotação regional e até nacional. Então acredito que será mais um grande evento realizado pela nossa Administração Municipal e por todos os setores participantes”, concluiu.

 

PROGRAMAÇÃO:

Após a abertura da Olimpíada Rural, haverá a seguinte programação na noite de sexta-feira (12): 20h30 (desfile do colono e da colona mais original); 21h (coreografia livre); 21h30 (dança xote – traje gaúcho); 21h45 (dança valsa – traje social); além da divulgação do resultado do concurso de fotos “Beleza do Interior Vividense” e um show baile com o Grupo Invernada Campeira.

 

No sábado (13), além das modalidades esportivas, serão disputadas as provas específicas do meio rural. A partir das 13h30, no Complexo Esportivo Barro Preto, a população poderá prestigiar as seguintes provas: “caça a galinha”; “corrida do porco”; habilidade e agilidade em juntar ovos”; “jogo de 48 bocha”; “Tiro ao Alvo (Bodoque/ Estilingue)”; “corrida do carrinho”; “debulhar milho mais rápido” e “cabo de guerra”.