A parceria entre a Faculdade de Pato Branco (Fadep), o curso de Educação Física e o Pato Branco Esporte Clube tem dado resultado fora de campo. Isso porque, com a parceria, os atletas da equipe de futebol profissional do município contam com equipamentos de ponta para melhorar a qualidade em seus treinamentos.

“Os atletas utilizam uma fita no peito que mede a frequência cardíaca durante o treinamento”, explica o professor de Educação Física da Fadep, Belmar Ramos Junior. O aparelho mede a carga de treino dos atletas de forma individual, auxiliando no trabalho do preparador físico da equipe.

Durante os treinamentos, uma antena capta os dados e os envia para o computador, onde um software gera gráficos com o desempenho de cada jogador, levando em consideração ainda outros dados como, por exemplo, o consumo de oxigênio. “Com as informações detalhadas repassadas pelo aparelho, o preparados físico poderá coordenar a carga de treinos de forma individual”, conta o professor que coordena o uso do aparelho junto com o acadêmico Diogo Dallolmo.

O equipamento, de acordo com o professor, é inédito no Brasil, porém já é utilizado nos treinamentos de equipes profissionais de vários países, como os times de futebol do Chelsea e o Liverpool, ambos da Inglaterra, e a equipe norte-americana de Basquetebol, Chicago Bulls.