A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) realizou na manhã desta quarta-feira (23), o congresso técnico para a realização da edição 2016 da Série Prata de futsal. Dez clubes vão participar do certame e enviaram seus representantes, em conjunto com dirigentes da entidade, definiram a fórmula de disputa e demais detalhes técnicos da competição.

Em 2015 foram apenas oito clubes, para esta temporada de 2016 dez clubes vão disputar o torneio. Além dos remanescentes de 2015, Novo Futsal São José dos Pinhais, a Assifusa de Irati e Monte Sião de Paranaguá, também vão brigar pelas duas vagas à Série Ouro do ano que vem o Ivaiporã, o Itaipulândia, Mariópolis, Santa Pelizzari/Palmas, Campo Mourão, Pato Futsal e Apucarana.

Fórmula de Disputa

A sugestão aprovada veio da diretoria do Novo Futsal São José dos Pinhais. Na primeira fase da Série Prata, os dez times participantes vão jogar em turno e returno e, avançam para a segunda fase os oito melhores classificados, que serão distribuídos em dois grupos com quatro equipes cada (Grupo A: 1º, 4º, 6º, 8º. Grupo B: 2º, 3º, 5º, 7º). Nesta segunda fase, dentro dos respectivos grupos, as equipes se enfrentarão entre si novamente em turno e returno.

Depois disso, os dois melhores classificados de cada grupo avançarão para a semifinal em cruzamento olímpico e, a partir daí, a vaga na Série Ouro será definida em melhor de três partidas, com vantagem de jogar o terceiro jogo em casa da equipe com melhor campanha nas duas primeiras fases do torneio. No terceiro jogo, em caso de igualdade, a decisão vai para a prorrogação, com vantagem do empate para o time da casa e que tem melhor campanha.

Ainda durante o arbitral ficou definido que o início da competição estadual não será mais no dia 9 de abril, mas sim uma semana depois, dia 16. O término do certame está previsto para o dia 26 de novembro. Ficou definido também que o prazo para transferências de jogadores se encerra no dia 31 de maio. Para transferências internacional, a janela fecha no dia 20 de abril. A tabela do torneio deverá ser divulgada nos próximos dias pelo departamento técnico da Federação Paranaense de Futebol de Salão.

Fonte: FPFS