Será em Francisco Beltrão, no dia 3 de agosto, o primeiro seminário paranaense de Jeet Kune Do e Kali Filipino. A programação acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Rua Maringá, 1200, bairro Vila Nova.

O Jeet Kune Do é uma modalidade de arte marcial criada pelo lendário Bruce Lee, artista marcial e famoso ator de filmes de ação que na 2ª metade do século XX assombrou o mundo com sua habilidade.

Bruce Lee deixou eu legado (o Jeet Kune Do, uma arte marcial voltada à defesa pessoal e que agregou técnicas de várias modalidades. Por isso, o Jeet Kune Do é considerado uma arte marcial aos moldes do MMA (Mix Martial Arts), ou artes marciais misturadas, pois agrega o que há de melhor em várias modalidades, preparando o praticante para a autodefesa em situações de luta em pé e no chão.

Bruce Lee ficou famoso por, dentre outras coisas, pregar os limites de cada arte marcial clássica, embasada em princípios técnicos pré estabelecidos. Por exemplo, no boxe treina-se apenas as técnicas de mãos, no taekwondo treina-se apenas as técnicas de pernas etc. O que, para ele, limitaria uma atuação mais livre, em termos de defesa pessoal, diante de situações não previstas.

O Kali: arte marcial advinda das filipinas e que se utiliza muito de técnicas com armas brancas e bastões (embora possua um arsenal poderoso de técnicas de ‘mãos vazias’ e de grappling – luta de chão). Arte marcial voltada para a defesa pessoal e desenvolvida pelo Guro (Mestre) Dan Inosanto (o aluno predileto de Bruce Lee, que deu continuidade à arte marcial deste — o Jeet Kune Do —, bem como tornou-se uma das maiores autoridades mundiais na arte do Kali Filipino).

Eduardo Nunes Jacondino, professor universitário, doutor em Sociologia e praticante de artes marciais há 30 anos (faixa preta em taekwondo, steven seagals aikido, gongkwon yusul — o karatê/jiu jitsu coreano — e mestre em hapkido) está trazendo ao Paraná, de forma inédita, as modalidades do Jeet Kune Do e do Kali Filipino.

Eduardo é o representante nacional do estilo Jin Jung Kwan de hapkido (tradicional arte marcial coreana especializada em técnicas de defesa pessoal).