Oito associados da APA(Associação Palmense de Arbitragem), e que também integram o quadro estadual, participaram no início do mês na cidade de Foz do Iguaçu, do XIV Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal, evento da Confederação Brasileira e Federação Paranaense de Futsal. O encontro reuniu aproximadamente 650 Árbitros, pertencentes às Federações de 17 Estados Brasileiros.

Dentre os assuntos debatidos no encontro destacam-se as mudanças, bem como a padronização das Regras de Futsal para o Ano de 2013, unificando sua aplicação, conforme determina a FIFA.

Na oportunidade ainda ocorreu a apresentação da I Escola Nacional de constituída por árbitros da Federação Paranaense e Confederação Brasileira de Futebol de Salão e que será a responsável pela reciclagem dos árbitros, aplicação de clínicas nas universidades; oficinas para reciclagens em todas as regiões e realização de cursos para a formação de novos árbitros.

O professor de Educação Física e Fisioterapeuta de Palmas, Claudio Teixeira Lombardi, foi oficializado como o responsável para ministrar a disciplina de Primeiros Socorros, durante os referidos cursos.”Isso para nós é extremamente gratificante pois nossa Federação vem nos últimos anos buscando oportunizar, profissionalizar, qualificar e valorizar os profissionais de Educação Física, através de um planejamento adequado, criando critérios de avaliação tanto teórica quanto prática, pois com empenho dos membros a Federação do Estado lidera o Ranking Nacional em todos os quesitos da modalidade, conclui Lombardi.