Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de maio de 2022
Rádios

ESPECIAL RBJ: Vamos conhecer Istambul e a Basílica de Santa Sofia

A Basílica também conhecida como templo da Sabedoria, foi construída a mando do imperador Justiniano entre 532 e 537 d.C

PolíticaRBJ TV e Especial Publicitário

por Marcelo Marcos

Santa-Sofia-Istambul_REUTERS_Murad-Sezer-_File-Photo
Publicidade

Peregrinos do Sudoeste do Paraná que viajam para a Terra Santa também estiveram em Constantinopla, na conhecida Basílica da Sagrada Sabedoria. A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo arquitetura da antiguidade, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos.

[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Vamos conhecer Istambul e a Basílica de Santa Sofia — A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo arquitetura da antiguidade
A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo arquitetura da antiguidade

Uma imagem registrada pelo Padre e jornalista Valdecir Bressani mostra o templo por fora, embora imponente o templo tem aspecto simples, porém internamente apresenta grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.

[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Vamos conhecer Istambul e a Basílica de Santa Sofia — Vista panorâmica da Basílica Santa Sofia em Istambul FOTO: VALDECIR BRESSANI
Vista panorâmica da Basílica Santa Sofia em Istambul FOTO: VALDECIR BRESSANI
[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Vamos conhecer Istambul e a Basílica de Santa Sofia — Quase toda a ornamentação da Santa Sofia, como as molduras, os frisos e os capitéis, derivam da arquitetura clássica greco-romana.
Quase toda a ornamentação da Santa Sofia, como as molduras, os frisos e os capitéis, derivam da arquitetura clássica greco-romana.

A Basílica Santa Sofia em Istambul, também conhecida como Hagia Sophia (Templo da Divina Sabedoria), foi construída entre 532 e 537 d. C. O primeiro desejo era transformá-la na grande catedral da, então, cidade de Constantinopla. 

Entre 1204 e 1261 foi convertida em uma catedral católica romana. Entre 1453 e 1931 transformou-se em uma mesquita e, em 1935, reabriu como um museu.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Vamos conhecer Istambul e a Basílica de Santa Sofia — Padre Valdecir Bressani na parte interna da Basílica Santa Sofia
Padre Valdecir Bressani na parte interna da Basílica Santa Sofia

A Basílica Santa Sofia, há um ano novamente foi trasnformada em Mesquita, como destaca em vídeo o Padre Bressani, que conversou com guias locais que detalharam a história do monumento. Veja:

[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Vamos conhecer Istambul e a Basílica de Santa Sofia — Estreito de Bósforo, em Istambul, Divide os Continentes Europeu e Asiático
Estreito de Bósforo, em Istambul, Divide os Continentes Europeu e Asiático

Os peregrinos do Sudoeste também fizeram registros de uma curiosidade de Istambul. A cidade, é dividida em duas pelo estreito de Bósforo, que também é um dos marcos divisores dos continentes europeu e asiático. Isso faz com que a parte oeste da cidade fique na Europa e a parte leste, na Ásia. O padre Bressani registrou em vídeo a travessia do Estreito de Bósforo.

 

Publicidade