Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de maio de 2022
Rádios

ESPECIAL RBJ: Conheça a cidade de Antioquia citada na Bíblia, o berço do cristianismo primitivo

Padre Valdecir Bressani, mostra a Gruta de São Pedro, o berço do cristianismo para muitos religiosos

RBJ TV e Especial PublicitárioReligião

por Marcelo Marcos

WhatsApp Image 2022-04-05 at 14.02.56
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Conheça a cidade de Antioquia citada na Bíblia, o berço do cristianismo primitivo — Padre Bressani na Igreja de Pedro na Antioquia
Padre Bressani na Igreja de Pedro na Antioquia

Peregrinos do sudoeste paranaense que estão viajando pela Terra Santa, já estão na Turquia, e a cidade que vamos mostrar hoje é Antakya, que era conhecida antigamente como Antioquia.

A cidade é citada na Bíblia e fica no sul da Turquia, quase na fronteira com a Síria.

A cidade de Antioquia é para os religiosos o lugar que acolheu os primeiros cristãos e tem mais de 2.300 anos.

[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Conheça a cidade de Antioquia citada na Bíblia, o berço do cristianismo primitivo — Igreja de São Pedro, considerada a primeira Igreja Cristã em Antioquia
Igreja de São Pedro, considerada a primeira Igreja Cristã em Antioquia

Em imagens o Padre e jornalista Valdecir Bressani, mostra a encosta de uma montanha, onde está a Gruta de São Pedro, o berço do cristianismo para muitos cristãos. O local servia para o encontro de pessoas que eram perseguidas e que queriam seguir os ensinamentos de Jesus, Veja:

Publicidade
Publicidade

Em Antióquia, pela primeira vez surgiu a expressão “Cristãos”, que foi a forma como foram chamados os seguidores de Jesus Cristo. Em imagens enviadas pelo Padre Bressani, é possível vero interior da gruta.

No local ainda restam uma pequena fonte no canto que servia para o batismo e um túnel para escapar das perseguições. O local para muitos religiosos e o lugar de onde se partiu para transformar o mundo.

[Grupo RBJ de Comunicação] ESPECIAL RBJ: Conheça a cidade de Antioquia citada na Bíblia, o berço do cristianismo primitivo

Na parede ainda é preservada uma imagem de São Pedro, o primeiro bispo da cidade, mas foi São Paulo que começou a viajar e disseminar o cristianismo por onde passava.

A capela tem cerca de nove metros de largura, sete metros de altura e 13 metros de profundidade. Veja em vídeo o interior da gruta:

Publicidade
Publicidade
Publicidade