Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Entidades chamam atenção para realidade de menores vítimas de violência e abuso sexual em Palmas

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Cotidiano

por Guilherme Zimermann

Dia-Nacional-de-Combate-ao-Abuso-e-a-Exploração-Sexual-contra-Crianças-e-Adolescentes
Imagem: Arquivo/Pref. de Manoel Viana(RS)
Publicidade

Palmas vive uma triste realidade que envolve crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual. Os dados colocam a cidade em patamares dos principais municípios do estado do Paraná, com população pelo menos 10 vezes maiores.

O 18 de maio, em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é a data que se destacam ações e reflexões sobre este problema que atinge toda a sociedade.

[Grupo RBJ de Comunicação] Entidades chamam atenção para realidade de menores vítimas de violência e abuso sexual em Palmas

O promotor da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Palmas, Leone Nivaldo Carneiro, em entrevista à Rádio Club FM na última semana, informou que o maior número de vítimas na comarca tem como vítimas as crianças entre 0 e 12 anos de idade.

Conforme ele, as justificativas apresentadas pelos autores dos crimes apontam questões culturais, como sendo costume na família praticar atos de violência, o que não descaracteriza uma eventual condenação. Explicou que o tempo da pandemia trouxe reflexos ainda maiores para o problema, pois as crianças ficaram mais tempo em casa e não indo para a escola, muitos casos deixaram de ser relatados às autoridades. Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Entidades chamam atenção para realidade de menores vítimas de violência e abuso sexual em Palmas — Jeander Giotto (presidente da OAB Palmas), Neyva Carvelho (vice-pres. Comissão da Infância e Juventude) e Belirde Leite (presidente Comissão da Infância e Juventude)
Jeander Giotto (presidente da OAB Palmas), Neyva Carvelho (vice-pres. Comissão da Infância e Juventude) e Belirde Leite (presidente Comissão da Infância e Juventude)

Nesta quarta-feira (18), membros da Comissão da Infância e Juventude da subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), participaram do programa Pauta Dinâmica, onde foram discutidos os papéis das instituições que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente. Ouça no player abaixo:

Publicidade