Endoscopia em animal é realizado pela primeira vez no Sudoeste
Exame foi realizado em um gato e dois cães na clínica veterinária Planeta Bicho em Francisco Beltrão
Saúde
por Marcelo Marcos

Os laços entre os humanos e os pets ficaram ainda mais estreitos durante a pandemia do coronavírus. Eles são considerados como verdadeiros integrantes da família em muitos lares. Com tratamento cada vez mais humanizado, o mercado pet tem apresentado crescimento significativo, principalmente no que diz respeito a saúde dos animais.
Neste sentido, cada vez mais, as clínicas tem investido em tecnologia para atender a uma demanda ainda em crescimento no Brasil e aqui no sudoeste do Paraná. Nesta semana, foi realizada pela primeira vez no Sudoeste do Paraná um exame de endoscopia digestiva em animais de estimação. Anteriormente o exame só existia em Cascavel ou Curitiba.
O exame foi realizado em um gato, na clínica veterinária Planeta Bicho em Francisco Beltrão. O trabalho foi realizado pela médica veterinária e endoscopista, Dra. Janaina Lustosa de Melo, pela médica anestesista Dra. Adriana Klein e pelo Médico Veterinário Dr. José Carlos Zanella.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Endoscopia em animal é realizado pela primeira vez no Sudoeste](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2021/01/capturar-4-548x400.png)
Nas redes sociais o proprietário da Clínica e colunista da Onda Sul FM, Dr. Jose Carlos Zanella, falou do feito dos profissionais envolvidos e do novo serviço oferecido pela empresa:
“Equipe Planeta Bicho realizando endoscopia pela primeira vez com exclusividade na região sudoeste. É um exame extremamente importante para diagnóstico de doenças do trato digestório e exames para retirada de corpos estranhos no aparelho digestivo.”
![[Grupo RBJ de Comunicação] Endoscopia em animal é realizado pela primeira vez no Sudoeste — Dr. Zanella ao lado da Gata Máia, que entrou para a história da medicina veterinária no Sudoeste](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2021/01/b3fb46a2-bb44-46e2-a38a-ecbd80962473-600x400.jpg)
Durante a semana o Dr. Zanella, informou os ouvintes sobre o procedimento que estaria acontecendo e comentou sobre as finalidades de um exame como esse. Segundo ele, até a retirada de objetos engolidos pelos animais pode ser feita através do procedimento. De acordo com o médico veterinário, é muito comum os animas engolirem objetos como meias e até mascaras de proteção ao covid-19.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Endoscopia em animal é realizado pela primeira vez no Sudoeste](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2021/01/f0d2da0d-87f5-4b2f-8dce-7cc8c6c6d224-600x400.jpg)
“Além da Gata Máia, outros dois animais também passaram pelo exame, a cadela Mônica que aparece na foto e o cãozinho Nino.”