Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Encontro sobre astronomia reúne cerca de 150 pessoas em Realeza

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Foi realizado, nessa sexta-feira (20), a abertura do 11º Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST). Com aproximadamente 150 inscritos, o evento oferece palestras, minicursos e oficinas com temas relacionados à ciência que estuda o Universo. O encontro conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, sendo organizado pelo Astrônomo Real Clube de Astronomia e Astronáutica Amadora (ARCAA), formado por professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos em educação da UFFS.

Sobre a organização das atividades, o professor da UFFS, Júlio Trevas, que também é integrante do ARCAA, fala acerca dos desafios para desenvolver o evento. “O encontro é importante não só por fomentar a divulgação da astronomia, mas por fazer a articulação entre os cursos da área de ciências da universidade. Além disso, todas as atividades são voltadas a comunidade em geral. A ideia é que a comunidade conheça melhor a astronomia, a astronáutica, se interesse em participar do clube ou esteja motivada a criar clubes”, explica.

O encontro reúne profissionais, estudantes e apaixonados por astronomia, entre eles o acadêmico de Física da Universidade Federal do Paraná, Matheus Leal Castanheira, que veio de Curitiba com outros seis amigos para o EPAST. “Esse é o maior evento para discutir temas sobre astronomia, sendo a minha terceira participação. O importante é a interação e a troca de conhecimentos entre os participantes, além fazer novas amizades”, comenta.

A abertura foi feita na Casa da Cultura de Realeza, com a palestra “Um Olhar para o Céu”, sobre aspectos da Astronomia amadora. Participaram da solenidade o diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, e o prefeito de Realeza, Milton Andreolli.

Publicidade
Publicidade

Para o sábado (21), estão programados três minicursos: “De Newton à Lua: Teorias práticas na construção e modelagens de foguetes experimentais”; “Construção de um receptor de ondas de rádio – Rádio Galena”; e “Classificação e Identificação de Meteoritos”. Também serão ofertadas as oficinas “Sequência didática para o ensino de Astronomia” e “Introdução ao estudo do espectro”. Os minicursos e as oficinas serão ministradas na UFFS – Campus Realeza.

Publicidade