Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Encontro dos Seminaristas diocesanos e recepção dos Ministérios

No Seminário São João Maria Vianney, em Palmas.

GeralReligião

por Luiz Carlos

40
Publicidade

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, através do Conselho de Formadores, tem mantido um cuidado especial na formação inicial ao Sacerdócio em nossos seminários diocesanos. Além de manter os padres formadores em cursos que envolvem a formação seminarística, observa com atenção as orientações da Igreja contidas nos documentos: Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O dom da vocação sacerdotal e nas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, bem como as orientações do Papa Francisco. Tendo isto por base, em 2022 foi concluído o Plano Formativo Diocesano, o qual contempla as orientações para o acompanhamento e formação das vocações sacerdotais em todas as etapas.

Conforme reza o Plano Formativo diocesano, ao ingressar ao segundo ano da Etapa da Configuração e estudos teológicos, o seminarista, de livre e espontânea vontade, manifeste o pedido para receber o Ministério de Leitor, posteriormente, estando no início do terceiro ano, expresse o pedido para o ministério de Acólito e, no início do quarto ano, para o ministério de Admissão às Ordens Sacras.

[Grupo RBJ de Comunicação] Encontro dos Seminaristas diocesanos e recepção dos Ministérios

No corrente ano, no seminário São João Maria Vianney, no dia 16 de fevereiro, no Encontro dos seminaristas diocesanos, receberam o ministério de Leitor os seguintes seminaristas: Bruno Henrique Brzezinski Michels; Dieizo Emanuel Morsch e Edenilson Nicacio Ronssoni; o ministério de Acólito, os seminaristas: Evandro Antonio Fruet e Gustavo Cadernal dos Santos, e o ministério de Admissão às Ordens Sacras os seminaristas: Janderson Vieira da Cruz e Renato De Cezare.

[Grupo RBJ de Comunicação] Encontro dos Seminaristas diocesanos e recepção dos Ministérios

O Encontro dos seminaristas diocesanos, acontece anualmente nos primeiros finais semana do mês de fevereiro, período em que os formadores estão iniciando o ano formativo nos seminários, bem como os estudos ordinários. Este momento tem como objetivo o conhecimento mútuo e entrosamento, bem como a partilha de experiências de vida e formativas entre os seminaristas e formadores. Na convivência sincera e respeitosa os seminaristas se conhecem e deixam-se conhecer, um momento de abertura ao outro e crescimento interior.

Uma diocese deve suscitar vocações, dentre elas, vocações sacerdotais, pois, os seminaristas são a esperança de um Clero renovado e dinâmico. Que Jesus Mestre continue promovendo vocações sacerdotais à nossa Igreja. Sejamos cooperadores e promotores ousados nessa empreitada ao Reino de Deus.

 

Pe. Elcio A. Cordeiro

Formador-reitor da Etapa da Configuração

Publicidade
Publicidade
Publicidade