Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Encontro da Pascom em Londrina debate a comunicação da Igreja

GeralReligião

por Marcelo Marcos

49628101813_588f403d57_k (1)
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Encontro da Pascom em Londrina debate a comunicação da Igreja — Foto: Terumi Sakai
Foto: Terumi Sakai

A Comunicação da Igreja foi o tema da palestra do assessor eclesiástico da Pascom Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Valdecir Bressani, no 10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom, realizado de 6 a 8 de março, em Londrina. Ele apresentou os principais documentos do Vaticano que embasam o papel da comunicação na e da Igreja Católica.

A comunicação é fundamental na evangelização, embora nem sempre compreendida e aceita nas paróquias e dioceses. A sua importância é definida no Decreto Inter Mirifica, um dos primeiros documentos do Concilio Vaticano II.

Alguns escritos são dirigidos a Igreja como um todo e outros são específicos sobre os meios de comunicação. “A [Exortação] Evangelli Gaudium trata da alegria e responsabilidade de comunicar o Evangelho e traz elementos para a comunicação. É um grande desafio como Igreja pastoral tomar conhecimento destes documentos”, ressaltou Pe. Bressani.

Os documentos da Igreja estão disponíveis em linguagem acessível e na versão digitalizada no site do Vaticano. “Não há dúvida que é preciso entrar em contato [agentes de Pascom] com esses documentos. O caminho seria propor encontros de estudos”, comentou o padre.

Publicidade
Publicidade

Em sua explanação, o assessor mostrou a forma como o pensamento sobre a comunicação foi evoluindo, com a chegada da internet. “A internet mudou o modo de ser, pensar e agir com o mundo e com as pessoas”, disse.

A partir da década de 1990 do século passado, as mudanças na comunicação da Era Digital fazem com que a Igreja passe a pensar se o que está fazendo está gerando realmente comunicação. Essa virada de pensamento fica explicita na Carta Encíclica Redemptoris Missio do Papa São João Paulo II (37).

Padre Bressani enfatizou que a Igreja vive as mudanças e dá instrumentos para que os agentes de pastorais possam aprofundar e fundamentar as suas ações. E concluiu dizendo que é preciso praticar uma comunicação cristã, eclesial e pastoral.

Aline Machado Parodi – Pascom Arquidiocesana

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade