Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de dezembro de 2024
Rádios
Publicidade

Em uma década, mais de 570 mulheres foram diagnosticadas com câncer em Palmas

Câncer de mama e de colo do útero são os principais em número de registros.

Saúde

por Guilherme Zimermann

outubro-rosa
Publicidade

Mais de 570 mulheres palmenses foram diagnosticadas com câncer na última década. Câncer de mama e de colo do útero são os principais em número de registros. Faixa etária dos 30 a 59 anos é a que reúne o maior número de casos.

O mês de outubro é marcado pela campanha que busca chamar atenção da população sobre a prevenção, principalmente, do câncer de mama. O Outubro Rosa foi criado na década de 1990 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil nos anos 2000, sendo estabelecido como campanha oficial em 2018, por meio de Lei Federal.

Dados do Ministério da Saúde, apurados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club, apontam que entre janeiro de 2014 e outubro de 2024, 571 mulheres que residem em Palmas, Sul do Paraná, foram diagnosticadas com câncer.

Do total de casos, 109 foram de câncer de mama e 108 de câncer de colo do útero. O câncer de pele somou 37 diagnósticos. Câncer de cólon, pulmão, esôfago, tireóide, pâncreas, bexiga, estômago também apresentaram registros. Ao todo, 60 tipos de câncer tiveram diagnósticos registrados entre mulheres palmenses no período.

Há casos em todas as faixas etárias, com destaque para a faixa dos 50 a 54 anos, com 75 casos entre 2014 e 2024. Considerando crianças, adolescentes e mulheres jovens, de zero a 29 anos, 62 casos de câncer foram diagnosticados, sendo o de colo do útero o principal, com 14 registros.

Na faixa etária adulta, dos 30 a 59 anos, 304 mulheres foram diagnosticadas com câncer, sendo 74 de colo do útero e 70 de mama. Entre as mulheres com mais de 60 anos, foram 205 diagnósticos, 34 de câncer de mama.

A prevenção e o diagnóstico precoce são primordiais. O Ministério da Saúde orienta que o histórico familiar deve ser levado em consideração. As mulheres devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 40 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

O auto exame e hábitos saudáveis, como manter alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, são medidas importantes para a prevenção de várias doenças, entre elas o câncer.

Publicidade
Publicidade
Publicidade