O prefeito de Candói, Gelson Costa (PTB) se encontrou na última terça-feira (13) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, desembargador Gilberto Ferreira. O objetivo do encontro foi ajustar a situação dos eleitores do município de Candói, por conta da transferência da 44ª Zona Eleitoral de Guarapuava para a 203ª Zona Eleitoral de Cantagalo.

De acordo com Gelson Costa, essa mudança deixou os mais de 11 mil eleitores com os títulos desatualizados. Para regularizar a situação, é necessário que cada eleitor procure o Fórum Eleitoral de Cantagalo, apresentando CPF, RG, Comprovante de Residência e o Título. Caso isso não seja feito, o título poderá ser cancelado.

Para facilitar o processo de atualização, Gelson Costa solicitou ao presidente do TRE a disponibilidade de equipamentos em Candói. O pedido será analisado pela Justiça Eleitoral, porém, Ferreira adiantou que antes do mês de novembro dificilmente isso será possível, visto que está sendo realizada biometria em outras cidades da região e do Estado. “Nós teremos que aguardar até novembro para termos um parecer positivo ou, até mesmo, com possibilidade ser negado pela Justiça Eleitoral o empréstimo dessas máquinas. Num primeiro momento, a gente tá com esperança de fazer todo um esforço de disponibilizar esses equipamentos nos meses de dezembro e janeiro pra que a gente possa atualizar os títulos dos nossos eleitores no município de Candói, evitando assim o transtorno e também os custos, para que a população não precise se deslocar até Cantagalo”, afirmou.

Ouça entrevista…