O número de eleitores filiados a partidos políticos em Palmas, Sul do Paraná, cresceu 5% desde a última eleição geral, em 2014. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), atualmente 3.765 palmenses dividem-se em 26 agremiações partidárias, o que equivale a 12% de todo o eleitorado do município.

  • Compartilhe no Facebook

 

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) segue como o maior partido em Palmas, com 818 filiados, 6 a menos que em 2014. Em seguida está o PDT (Partido Democrático Trabalhista), que perdeu 79 membros, contabilizando atualmente 515 filiações.

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) é o terceiro em filiados, com 375 – menos 36 em relação a 2014. O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) manteve o mesmo número de membros, 323. O Democratas conquistou 35 novos filiados, totalizando 261, seguido de perto pelo PSC (Partido Social Cristão), que conta com 260, tendo logo atrás o PT (Partido dos Trabalhadores), com 258.

Há casos de partidos que não contavam com nenhum membro em 2014, sendo estruturados nesse período, como o Patriotas (antigo PEN – Partido Ecológico Nacional), com 92 filiados atualmente. Outros exemplos são o Pros (Partido Republicano da Ordem Social), com 44 filiações; O PMN (Partido da Mobilização Nacional), com 26; A Rede Sustentabilidade – 15 membros; O Podemos (antigo PTN – Partido Trabalhista Nacional), com 10; e o Avante (antigo PT do B – Partido Trabalhista do Brasil), que tem um membro, sendo, ao lado do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), o menor partido em número de filiados em Palmas.

No gráfico abaixo são apresentados os partidos com mais de 90 filiados. Os demais foram agrupados em um único registro.

  • Compartilhe no Facebook

 

  • Compartilhe no Facebook