Faltando 12 dias para o primeiro turno das eleições municipais, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre o procedimento que deve seguir na hora de votar. Para facilitar a vida dos eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site um simulador de voto na Urna Eletrônica.

De fácil acesso, a plataforma oferece uma sequência de números de candidatos fictícios para vereador e prefeito. Depois de analisar a lista, o usuário segue para votação. O eleitor pode treinar quantas vezes desejar.

Para simular a votação para prefeito, vice-prefeito e vereador, selecione o link – Simulador Eleições 2016

 

Imagem: Divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Imagem: Divulgação

 

 

Como votar no dia 02 de outubro

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato ou do partido de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.
Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.

Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Como corrigir o voto

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Como votar em branco

Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.
Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

Cuidado!
Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistente e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.