Na última sexta-feira (23), os três candidatos à prefeitura de Palmas, Sul do Paraná, participaram de um encontro no auditório da Associação Comercial e Empresarial (Acipa) com o Comitê Gestor da Lei Geral do município, onde receberam o Guia do Prefeito Empreendedor, iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que apresenta uma série de exemplos e ações para o desenvolvimento por meio do apoio aos pequenos empresários.

A consultora credenciada do Sebrae, Vaniely Cirino, destaca que a reunião buscou sensibilizar os candidatos a darem atenção à essa parcela do empresariado, que representa mais de 93% das empresas ativas no município, até mesmo com a inclusão de ações em seus planos de governo.

Um dos pontos principais da discussão foi o apoio às compras governamentais, uma vez que, por exemplo, a prefeitura destina cerca de R$ 5 milhões para compras, mensalmente. Desse total, apenas 30% são destinados para empresas do município. O que se contasta é que há pouca participação dessas empresas nos processos licitatórios. A preocupação é criar mecanismos de apoio para maior participação dos pequenos e micro empresários, como forma de manter os recursos na economia local.

Destacou Cirino que já está sendo realizado um planejamento das compras públicas, para a elaboração de um cronograma dos editais a serem publicados em 2017, e através de parcerias com a Acipa e Sala do Empreendedor, realizar uma ampla divulgação e expor as oportunidades de negócios à esses empreendedores, além da oferta de cursos e capacitações.

Ainda dentro dessas ações, há o acompanhamento do Sebrae através do programa Cidade Empreendedora, através de assistência técnica ao Poder Público no que tange à Lei Geral e ao Estatuto do Micro e Pequeno Negócio, incentivo à participação de compras públicas, acesso a crédito, incentivo à inovação e tecnologia, associativismo e outras políticas públicas.