Mesmo com o adiamento das eleições municipais para o dia 15 de Novembro, os partidos começam a se organizar para indicar seus candidatos. Em Chopinzinho, antes mesmo do anúncio do adiamento do pleito, lideres de partidários e pretendentes aos cargos de prefeito, vice e vereadores já realizavam conversações com intuito de formar as coligações.

Pelo que tem se observado a disputa ao executivo deverá ter três nomes. O atual prefeito Álvaro Scolaro (MDB) deve disputar a reeleição, tendo como adversários o ex-prefeito Vanderlei José Crestani (PSD) e o professor e ex-vereador, Vanderlei Verdi (PSB). Outros nomes surgiram com pretensão de disputa, como a ex-secretária de saúde, Vilmarize Buffon (Republicanos); o vereador Daniel Zanesco e o ex-secretário de saúde, Ivo Leonarchik, ambos do PL, Enio Pigosso (PSDB) e Zezinho do Calçamento (Podemos).

Apesar do interesse e de terem se manifestado nos meios de comunicação, os citados não reafirmaram o interesse nos últimos dias. Alguns têm demonstrado interesse em coligar os três pré-candidatos citados no início da reportagem. Já para as nove vagas da Câmara de Vereadores, o número de candidatos deve ser extenso, segundo apontam os principais pré-candidatos ao executivo.