O Ministério Público Eleitoral já está atuando na investigação de denúncias e representações relativas às campanhas em Palmas e Coronel Domingos Soares.

Em entrevista à Rádio Club/RBJ, o promotor de justiça, Alexsandro Luiz dos Santos, destacou que o trabalho do órgão também envolve a averiguação da legalidade das convenções e dos pedidos de registros de candidaturas.

Enfatizou que o Ministério Público tem vários canais para a apresentação de informações sobre supostas irregularidades, como o e-mail – [email protected] – e telefone – (46) 3263-1583 -, além dos aplicativos Pardal, da Justiça Eleitoral, e Vote Legal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Porém, apontou o promotor que, muitas vezes, e isso já é percebido neste pleito, muitas representações, sem provas ou indícios de ilegalidades, são apresentadas na intenção de perseguir ou gerar embaraço para candidatos opositores. Diante disso, salienta que o Ministério Público faz uma triagem rígida de toda e qualquer representação, com o objetivo de garantir a normalidade do processo eleitoral.

Outro ponto destacado pelo promotor é que, além da fiscalização sobre a postura de candidatos e partidos, o MP também estará apurando a conduta de eleitores. Casos de eleitores que pedem favores em troca do voto também serão investigados e poderão acarretar em penalizações. Ouça no player abaixo: