• Compartilhe no Facebook

Na sexta-feira (06) foi realizada a geração das mídias. (Fotos: Guilherme Zimermann/RBJ)

A Justiça Eleitoral de Palmas está realizando nesta semana, os testes e as cargas de dados nas urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos eleitores da Comarca no próximo dia 15.

Na sexta-feira (06), técnicos da Justiça Eleitoral realizaram a geração das mídias, processo que compreende a criação das informações que alimentarão as urnas eletrônicas para que seja possível realizar a votação. O auxiliar de serviços eleitorais, Juliano Silvério, explicou que neste trabalho são gerados flash de carga (que associa a urna à seção e aos eleitores da seção), flash de votação (que contém a lista dos candidatos) e mídia de resultado de votação (que realiza a totalização dos votos da seção).

  • Compartilhe no Facebook

Urnas são lacradas para o dia da votação

Já neste sábado (07), são efetuadas as cargas de dados nas urnas eletrônicas. O trabalho teve inicio pela manhã, com a presença de representantes dos candidatos, que puderam acompanhar todos os processos de abertura das urnas, demonstração de votos e lacração das urnas.

Destaca Silvério que todos esses procedimentos são adotados para garantir a segurança da votação, pontuando que o sistema operacional das urnas eletrônicas é considerado robusto, com inúmeros dispositivos que impedem ações externas ou alterações em dados.

  • Compartilhe no Facebook

Durante o trabalho, é realizada uma demonstração de votos

Para Palmas e Coronel Domingos Soares estão sendo preparadas 99 urnas eletrônicas, sendo 82 para Palmas e 17 para o município domingossoarense. O cartório conta ainda com 20 urnas reservas, para casos em que haja a necessidade da troca de aparelhos.

Apesar das intercorrências no dia da votação, Silvério prevê que em Palmas, os resultados das eleições sejam conhecidos em até duas horas após o término da votação. Ouça no player abaixo: