A UTFPR de Francisco Beltrão apresentará à comunidade a proposta do novo curso do campus, a Agronomia 4.0. Com um foco inovador, a graduação é voltada à agricultura de precisão, tecnologias agroindustriais, produção agrícola sustentável e empreendedorismo rural.

A audiência pública acontece na sexta-feira (12), às 11h no anfiteatro da universidade com a presença do reitor, Luiz Alberto Pilatti. Para o diretor geral Alexandre Alfaro, é grande a chance de apresentar o curso para a comunidade já no ano que vem. “Nós estamos muito otimistas, esse é um trabalho minucioso realizado desde o ano passado. Buscamos a opinião de profissionais e empresas que atuam no ramo agropecuário, desenhando um perfil da agronomia voltada a tecnologia.”

Para ele a audiência será uma oportunidade para a comunidade contribuir com sugestões a proposta apresentada. “Queremos convidar todos, para que possam opinar, fazer o ajuste fino do curso e prosseguirmos com os trabalhos dentro da universidade, pois sabemos da grande demanda de interessados no curso na nossa região.”

A comissão responsável pela proposta é de profissionais da área de agronomia dos três campus da UTFPR do sudoeste do Paraná: os professores Hernan Vielmo, Éder da Costa dos Santos, Luciano Lucchetta e João Francisco Marchi de Francisco Beltrão, Lucas Domingues de Dois Vizinhos e José Abramo de Pato Branco.

Engenharia 4.0

A graduação terá a duração de cinco anos, sendo que nos primeiros quatro anos, o estudante terá as disciplinas que são a base da engenharia agronômica com metodologias ativas e aprendizado baseado em projetos e, no último ano o desenvolvimento de expertises nas áreas de empreendedorismo rural, tecnologia agroindustrial, produção sustentável e agricultura de precisão.

O curso contará ainda com dois estágios, ambos alinhados com a expertise escolhida possibilitando ao acadêmico uma ampla vivência na área.

Acompanhe a matéria na íntegra:

O texto contém informações da assessoria de comunicação. Foto de capa: Divulgação.