O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou nesta sexta-feira (2) a retificação do edital de Complemento da Lista de Espera do Sisu 2019.2 com a prorrogação das inscrições até o dia 06 de agosto. O certame abre oportunidades para os candidatos que não conseguiram se classificar na Lista e tenham interesse em concorrer às vagas disponíveis após a realização da chamada regulamentar do Sisu. O processo de seleção permite que o candidato concorra às vagas com o histórico do ensino médio, ou, se preferir, com a nota do Enem a partir do ano de 2014

A classificação vai subsidiar e complementar a relação de convocados para a chamada nominal do Sistema, sendo respeitada a classificação da atual Lista de Espera. O câmpus de Francisco Beltrão oferta vagas em Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática.

“É uma excelente oportunidade para quem deseja fazer a primeira graduação e até mesmo para quem pensa em mudar de profissão. A nossa universidade é de excelência, nossos laboratórios são de ponta e nossas pesquisas de relevância. A oportunidade de estudar na federal é real”, afirma o diretor de graduação da UTFPR, Marcelo Bortoli.

Para a egressa da Engenharia Ambiental, Daiana Lauxen, que atua como analista em uma grande indústria de Francisco Beltrão, “o principal diferencial é o peso que tem uma universidade federal. Além disso, o quadro de professores é altamente qualificado e o contato com a pesquisa durante a graduação é fundamental”.

Cursos e oportunidades

Além de cursar a graduação em uma universidade pública e gratuita, os alunos que forem selecionados aos cursos da UTFPR podem participar de programas de dupla diplomação e parcerias internacionais. Com eles, o aluno poderá realizar um período do curso na instituição e outro em uma universidade fora do País e ainda receber um diploma de graduação estrangeiro.

Os cursos de engenharia possuem a duração de dez semestres e as aulas são ministradas em período integral. Já a licenciatura é um curso noturno com a duração de quatro anos.

Os engenheiros de alimentos egressos da UTFPR são qualificados para atuar amplamente na cadeia produtiva de alimentos, desde a elaboração do projeto industrial, planejamento de equipamentos e seleção de matérias-primas até o transporte e comercialização dos produtos.

O foco do curso de Engenharia Ambiental é a atuação no planejamento, gestão e tecnologia ambiental, seja na área agrícola, ambiental ou industrial.

O engenheiro químico é habilitado para exercer a profissão em diversas áreas como cosméticos, fármacos, papel e celulose, cimento, petroquímica e siderurgia.

O licenciado em informática atua como docente, pesquisador, gestor, desenvolvedor e avaliador de softwares e tecnologias educacionais.

Fonte: Assessoria.