Há três anos um projeto que ensina matemática básica com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) beneficia centenas de estudantes dos terceiros anos ou concluintes de escolas públicas. Diante da pandemia causada pela Covid-19 neste ano, que acarretou a suspensão das aulas tanto em escolas públicas como na universidade, o projeto precisou se adaptar para continuar a beneficiar os jovens que irão prestar o Enem em janeiro, e disponibilizará o material via podcast.

O conteúdo desenvolvido com base nas questões do Enem e de vestibulares, é gravado pelo aluno bolsista Marcos Henrique Tomazini Mikoanski, do curso de Engenharia Ambiental,  supervisionado pela professora da UTFPR, Camila Nicola Boeri Di Domenico que também é coordenadora do projeto. O conteúdo é público e está disponível para todos que tiverem interesse.

O projeto e resultados

A iniciativa surgiu para suprir uma carência no aprendizado da disciplina na educação básica, como demonstrado com os baixos resultados nas notas do enem (que não ultrapassou a média geral de 600 pontos – numa escala que vai até 1000).

Camila explica que “um número significativo de estudantes não consegue compreender, sente aversão e desinteresse em relação à matemática, indispensável para a sua formação e a nota do Enem é usada para ingressar em nossa universidade, por meio do Sisu. Então buscamos ajudá-los, ao mesmo tempo apresentar os nossos cursos e todas as vantagens de estudar em uma federal”, destaca.

Os trabalho desenvolvido pela equipe nos anos anteriores já demonstra resultados satisfatórios. “As notas dos participantes em matemática no ENEM foram satisfatórias, sendo que a média dos concluintes foi de 687,4, superando em mais de 160 pontos a média nacional que é de 523,1. A maior nota entre os participantes das aulas foi de 875,2, sendo que quatro deles obtiveram notas em matemática acima dos 800 pontos”, afirma a professora.

Assessoria