A partir do mês de julho a UTFPR de Francisco Beltrão passa a disponibilizar à comunidade, por meio da prestação de serviços do Laboratório de Análises (LabAna), a infraestrutura de análise e apoio técnico qualificado nas áreas de alimentos, química e ambiental.

De acordo com o coordenador do LabAna, Davi Zacarias de Souza, “esta é uma demanda real em Francisco Beltrão e na região. No último ano, estruturamos a parte física e legal para que pudéssemos disponibilizar e ficar ainda mais próximos ao arranjo produtivo local”, destaca o professor.

Os equipamentos já disponibilizados são: Cromatógrafo a gás, o Cromatógrafo a líquido de alta performance, Texturômetro, Espectrofotômetro UV/Vis e Fotômetro de chama. Apesar dos nomes técnicos os equipamentos podem ser utilizados para ações corriqueiras, como por exemplo, determinar a presença de minerais (sódio, magnésio, potássio ou cálcio) e gordura nos alimentos. Futuramente, pretende-se analisar também, a presença de agroquímicos em água, solos e alimentos, demanda de interesse global.

Professor Davi esclarece que cada solicitação será analisada pelo corpo técnico e o comitê gestor, já que depende das especificidades do próprio equipamento. “Podemos destacar ainda as análises de identificação de uma classe de compostos considerados cancerígenos ou mutagênicos presentes em água, solo e ar, conhecidos como HPA, este são gerados especialmente pela queima de combustíveis fósseis.” finaliza.

O Laboratório de Análises (LabAna) visa contribuir e promover avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas, atendendo as demandas da comunidade interna e externa, pública e privada, com o uso compartilhado de seus espaços e equipamentos específicos, atuando isolada ou em colaboração com outras instituições.

O interessado deve preencher formulário específico disponibilizado no site portal.utfpr.edu.br/servicos-a-comunidade/francisco-beltrao/labana e encaminhar para o e-mail [email protected]. Os procedimentos de uso e tabela de valores também estão disponíveis no portal.

O texto contém informações da assessoria.