Antes mesmo do tempo previsto para receber o diploma (cinco anos) a agora Engenheira de Alimentos, Edinara Kessler, recebeu a outorga de grau. A primeira formanda do curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR de Francisco Beltrão concluiu a graduação em nove semestres e recebeu a homenagem de Láurea Acadêmica, concedida aos acadêmicos que concluíram o curso com coeficiente acadêmico de excelência. A cerimônia de colação de grau foi em gabinete na quinta-feira (29). A Engenheira já está empregada em uma indústria de alimentos da região. Houve também no sábado (31) a cerimônia de colação de grau dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Informática no Teatro Municipal Naura Rigon (Espaço da Arte).

Láurea Acadêmica

  • Compartilhe no Facebook

A coordenadora do curso de Engenharia de Aliments, Cleusa Weber, a formada Edinara Kessler e o diretor-geral Alexandre Alfaro.

A conclusão do curso de Engenharia de Alimentos antes do tempo regular foi possível devido ao regulamento do curso que permite o adiantamento do estágio. Segundo a coordenadora do curso, Cleusa Weber, na UTFPR o estudante tem uma certa autonomia para escolher o momento em que vai fazer as disciplinas previstas na grade curricular e ajustar a carga horária de cada semestre. Com isso a Edinara conseguiu cumprir todos os requisitos em um tempo menor e com excelência”, esclarece.

O curso de Engenharia de Alimentos é considerado de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) avaliado com conceito máximo em abril de 2019. A graduação tem foco na preparação do egresso para as novas demandas apresentadas pelo mercado do trabalho e está inserido no contexto regional, nacional e internacional, como uma opção de qualificação profissional. “Devido a característica agroindustrial da região, o curso atende a esta demanda regional, formando profissionais habilitados e qualificados, capacitados a atuar no setor alimentício. Os docentes estão buscando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e têm observado boa receptividade das empresas da região em relação a estágios e possibilidade de empregos para os alunos”, enfatiza a coordenadora.

Surpresa com o recebimento da Láurea Acadêmica, Edinara comenta que é importante fazer o curso que gosta e se dedicar desde o início da graduação. “Sempre dar o seu melhor, apesar das dificuldades, se dedicando e tendo forças em pessoas chaves. Também considero importante participar das atividades que vão além do ensino, como a iniciação científica e o programa de educação tutorial”, finaliza.

Mercado de Trabalho

Edinara Kessler foi efetivada na unidade de Francisco Beltrão da BRF OneFoods após atuar como estagiária por aproximadamente um ano e meio. Seu trabalho de conclusão de curso também foi realizado na empresa, sendo desenvolvido na área de qualidade de carcaças no abate de frango com o objetivo de diminuir a incidência de hematomas nas carcaças, implantando e aplicando a Metodologia PDCA (planejar, fazer, checar e agir) que visa a melhoria contínua no processo de abate. Como o objetivo da unidade de Francisco Beltrão é o abate e comercialização de frango, inclusive para o mercado internacional, a redução de hematomas em carcaças resulta em melhoria dos indicadores do produto, e consequentemente incrementa os resultados financeiros da empresa. 

A defesa do trabalho de conclusão de curso contou com a participação do engenheiro de alimentos Tiago Bruno Facina, que é Coordenador da Produção da Unidade de abate de aves na unidade de Francisco Beltrão da BRF OneFoods. A participação do engenheiro Tiago corrobora a aproximação com o setor produtivo, no qual a Universidade vem trabalhando.

Cerimônia de Colação de grau

O patrono da cerimônia que aconteceu no sábado (31), foi o professor Júlio Caetano Tomazzoni. O paraninfo e nome de turma da Engenharia Ambiental foram Hernan Vielmo e Michele Milanez França. A Engenharia Química teve como paraninfo Douglas Junior Nicolin e nome de turma Ana Paula de Oliveira. Já o paraninfo da Licenciatura em Informática foi Rafael Wild e a turma levou o nome de Francisco Antonio Fernandes Reinaldo. Os formados em Tecnologia de Alimentos elegeram como paraninfa Fabiane Cislaghi e nome de turma Cleusa Weber.

Os juramentistas da Licenciatura foram os alunos Andreia Castagnara e Fernando Antunes de Carvalho. A responsável por proferir o juramento da Tecnologia foi Nelsi Gross. Os formandos da engenharia já haviam proferido o juramento em gabinete e receberam os cumprimentos da mesa.

A oradora dos formandos foi Ana Luiza Forgiarini e Vilson José Ferreira Terra homenageou pais e professores.

Ao falar com os formados, em nome dos paraninfos, o professor Douglas deu algumas recomendações para as futuras carreiras. “Levem suas profissões com seriedade e integridade, sejam honestos, sejam humildes e lembrem de suas raízes. Não é errado almejar o sucesso mas a soberba pode turvar o nosso trabalho guiem-se pelo respeito”. 

  • Compartilhe no Facebook

Formandos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos.

O patrono, Júlio Tomazoni, destacou em seu discurso “a preparação de vocês aconteceu ao longo dos cursos, vocês tem conhecimento para iniciar com competência e segurança as suas carreiras profissionais nas diferentes áreas e vocês tem muito a aprender em questões praticas. Então ouçam e observem o que os profissionais mais experientes fazem e se portam, são macetes que não aprendemos na teoria”.

Ao dirigir-se aos formados, o diretor-geral do câmpus Francisco Beltrão, Alexandre Alfaro, enfatizou que “é o nascimento profissional, uma carreira que se inicia, vocês estão prontos para o mercado de trabalho. A escolha do curso provavelmente foi a primeira grande decisão da vida de vocês e hoje estão adentro numa nova seara, do mundo profissional, que muda constantemente. Estamos orgulhosos em poder observar as conquistas que vocês já estão tendo e desejamos sucesso em suas carreiras”, finalizou.

Fonte: Assessoria de comunicação/UTFPR.