O primeiro passo para a implantação da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) em Chopinzinho foi dado na última quinta-feira (14).

Representantes da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), estiveram em Chopinzinho, sudoeste do Paraná, para apresentar às autoridades municipais de Chopinzinho, Coronel Vivida, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina, informações sobre como é trabalhada a UNATI nos Campus de Irati e Guarapuava.

A reunião de quinta-feira ocorreu após Chopinzinho mostrar interesse em ter a ampliação do projeto no Campus Avançado da Universidade localizado na cidade, e que abrange os municípios de sua micro região. A cidade já conta com uma comissão permanente da defesa dos direitos das pessoas idosas, vê na Universidade Aberta à Terceira Idade uma forma de integrar a pessoa idosa ao ambiente universitário.

Para a coordenadora do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), Professora Maria Regina Vargas, o principal objetivo deste projeto é a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa. “A gente busca um equilíbrio entre as atividades físicas e teóricas, há profissionais das mais diversas áreas que podem contribuir com a qualidade de vida do idoso, ampliar seu conhecimento e o desenvolvimento da cidadania”, destacou Maria Regina.