Neste domingo (1º), começou o Vestibular de Verão da Unicentro, realizado em sete cidades do Paraná. Pontualmente às 14 horas, em todos os locais de provas, fecharam-se os portões para os candidatos darem início à primeira prova do processo seletivo, composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna.

 

 

Além das questões objetivas, os candidatos tiveram que escrever uma redação dissertativa sobre um dos três temas propostos na prova, expondo sua opinião com argumentos lógicos e sem divagações.

 

O primeiro tema fomenta o debate acerca do papel da alfabetização como exercício da cidadania, tendo em vista a grande porcentagem de analfabetos funcionais e a baixa quantidade de pessoas plenamente letradas entre os brasileiros.

 

O segundo tema apresenta um fragmento de texto que trata sobre o Dia Mundial Sem Carro e a tentativa de conscientizar a população, por pelo menos um dia, a usar meios de transporte alternativos. O candidato que escolher esse tema terá que discutir, em sua redação, os problemas causados pelo uso intenso de automóveis para deslocamento no dia a dia.

 

Por fim, o terceiro tema expõe a questão da maioridade penal para jovens que cometam crimes hediondos ou sejam reincidentes. Um assunto que gerou polêmica ao longo deste ano e que levou a Câmara dos Deputados a criar uma comissão especial para o caso. Se escolher esse tema, o candidato deve argumentar sobre a questão dos jovens criminosos e a maioridade penal em sua redação.

 

Hoje (2), no segundo dia do processo seletivo, acontece a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.

 

Índice de ausentes

 

A Coordenadoria Central de Processo Seletivos (Coorps) da Unicentro divulgou o número de ausentes neste primeiro dia do Vestibular de Verão. Dos 4.789 inscritos, 645 (13,46%) não compareceram aos locais de prova neste domingo (1º).

 

No Vestibular de Verão, a Unicentro oferta 1361 vagas em 35 cursos de graduação. O segundo concurso vestibular de 2014 termina hoje (2) e a relação de aprovados está prevista para o dia 20 de dezembro.