Pesquisa desenvolvida por docentes e estudantes do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) foi tema de reportagem do programa “O melhor do Brasil é o Brasileiro”, que será exibida nesta terça-feira (10), às 21h30, no canal GloboNews.

O trabalho de pesquisa envolve a elaboração de uma cerveja especial para diabéticos. Além de poder ser consumida por quem sofre com a doença, a bebida tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de glicemia.

A pesquisa teve inicio há cerca de 10 anos, tendo como foco o alecrim do campo, com o objetivo inicial de encontrar propriedades da planta que contribuíssem com a perda de peso.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Marcelo Malfatti, “o tratamento mostrou que não foi tão eficaz quanto se esperava para reduzir o acúmulo de gordura visceral”, porém, segundo o pesquisador, “curiosamente, em ratinhos obesos, começou a reduzir a glicemia. A partir daí os estudos começaram a focar em diabetes.” A partir de então, os pesquisadores tiraram o extrato do alecrim e incorporaram em receitas de cerveja e iogurte.

Destaca o professor Ricardo Aparecido Pereira, do IFPR Palmas, que já foram iniciados os testes, como coadjuvante de tratamento, em pacientes diabéticos em Guarapuava, com resultados promissores.