• Compartilhe no Facebook

Os cursos de Licenciatura em Letras e de pós-graduação em Linguagens Híbridas e Educação do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), deram inicio nesta segunda-feira (29), à Semana Acadêmica Integrada.

A abertura da Semana ocorreu no Centro Cultural Dom Agostinho, com a palestra “Obscurantismo beligerante e educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Newton Duarte. O evento marcou também a Aula Magna do Curso de Letras, Aula Magna da pós-graduação e o I Encontro de Licenciaturas do IFPR Palmas.

  • Compartilhe no Facebook

Duarte é doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp) e docente da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (Unesp) desde 1988. Entre seus trabalhos destacam-se livros como: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2016); A individualidade para si (2013); e Vigotski e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000).

Em entrevista à Rádio Club/RBJ, Duarte explica que o tema da sua palestra busca relacionar a difusão do conhecimento e a educação. Conforme ele, o obscurantismo “é uma opção pela escuridão dos preconceitos, daqueles que se negam ao diálogo”, integrando isso à beligerância, “como se a nossa sociedade estivesse em guerra”.

Analisa que o país tem vivenciado episódios de ódio nas mais diversas formas, sobretudo com respeito às posições políticas e afetivas de cada indivíduo.

Lamenta que a classe docente e a educação em si venham sendo atacadas já há alguns anos.”Tem se negado ao professor o papel de educar. Como ensinar sem educar?”, questiona. Ouça: