Quatro redações escritas por estudantes e professores de escolas públicas de Palmas foram selecionadas na fase municipal da IV Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Escrevendo o Futuro. Desenvolvida pelo o Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem por objetivo colaborar com a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Os textos submetidos à etapa estadual da Olimpíada concorrerão em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. Participaram da equipe de avaliadores da fase municipal, as professoras Luiza Josefina Varaschin Lustosa, Patrick Gomes, Rita de Cacia Centenaro Bueno, Nathiely Juliana Ribeiro e Ana Claudia Correa de Melo.

No gênero literário Poema para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, foi selecionado o título: Onde Moro, da Aluna Débora Maria Maurílio, da Escola Oscar Rocker. Além da autora ainda ficam inscritas, a professora responsável, Vilma de Cassia Kobeski Santiago e  a diretora do estabelecimento, Berenice Silveira.

Para estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental a produção Recordações de uma Educadora de autoria de Ana Letícia Ferreira de Jesus, do Colégio Dom Carlos foi escolhida para o gênero Memórias Literárias. A obra tem a orientação da professora Ana Dalla Giacomassa de Oliveira e da diretora Margarete Maria Estella MikIlita. Também do Colégio Dom Carlos a estudante Carolina Eva dos Santos Pagliochi teve selecionada sua Crônica, com o título Onde está Clarisse?.

Do Colégio Padre Ponciano, com a professora, Juliana Cristina Rossato Schrainer e  diretora, Mara Beatriz Bangui, a comissão  selecionou o Artigo de Opinião para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o título: Por um Lugar de Paz de autoria de Laisa Key da Silva Silveira.

Conforme a Coordenadora Municipal, Vera Lucia Correa de Almeida, a Olimpíada é uma grande oportunidade para que os professores trabalhem os gêneros literários de uma forma prazerosa e desenvolvam em seus alunos competências básicas para ler e escrever com mais facilidade.