Acontece nesta terça-feira,11, a segunda edição da Prova Paraná em todas as escolas da rede estadual de ensino e das redes municipais de 398 municípios. Este ano terá uma novidade: é a Prova Paraná Fluência, uma avaliação realizada totalmente por aplicativo de celular sendo direcionada para os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte disponibilizará e a ferramenta de avaliação gratuitamente.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, Lurdinha Bertani, explica que a Prova é de fundamental importância. “Essa avaliação permite identificar dificuldades e fragilidades de desempenho que depois poderão ser corrigidas em sala de aula”.

Ela destaca que na primeira edição da prova, realizada dia 13 de março, a participação atingiu 98% dos alunos, e que o desafio nesta segunda edição é igualar e até melhorar este índice, e para isso precisa que os pais não deixem os filhos faltarem na aula nesta terça-feira, 11. “Isto contribui muito para a escola e para os alunos, em relação a aprendizagem, pois é uma prova diagnóstica, uma ferramenta da nossa secretaria para melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.

A Prova Paraná será aplicada nos três turnos, manhã, tarde e noite. Baseado nos resultados, professores e gestores traçam planos de ação não só para melhorar o resultado das instituições, mas também na capacitação dos estudantes.

Confira a matéria na íntegra: