O professor Roberto Bianchi foi eleito diretor-geral do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) com 38,17% dos votos. O resultado oficial foi publicado no inicio da noite desta quinta-feira (22). Na disputa pela reitoria da instituição, o professor Odacir Zanatta foi eleito, com 36,44% dos votos.

O processo eleitoral do IFPR teve inicio em julho, se estendendo até esta quarta-feira (21), com a votação. A concorrente à direção-geral do Campus Palmas, professora Carmem Waldow obteve 27,13% dos votos. Brancos somaram 2,25%, nulos – 2,37% e abstenções – 29,55%.

Atual diretor-geral pro tempore do Campus Palmas, Bianchi é graduado em Letras Português- Espanhol pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS – 2004). Possui especialização em Ensino de Línguas (2007) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Foi coordenador de Ensino e diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Palmas. Assumiu a direção pro tempore em junho de 2018.

  • Compartilhe no Facebook

Atual reitor pro tempore, Zanatta seguirá à frente da instituição (Foto: Arquivo/RBJ)

Para a reitoria do Instituto, o professor e engenheiro agrônomo Odacir Zanatta foi o escolhido, com 36,44% dos votos. Em 2º lugar ficou o candidato Cleverton Vicentini, com 23,28%, seguido pelo professor Frederico Fonseca da Silva, com 2,85%. Votos brancos contabilizaram 2,70%, nulos – 2,43% e abstenções – 32,29%.

Graduado, mestre e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá, Zanatta ocupa a reitoria pro-tempore do IFPR desde julho de 2016. Em sua carreira docente, possui experiência como professor em disciplinas de ensino médio, em cursos pré-vestibulares e universidades. Foi diretor de ensino, pesquisa e extensão no IFPR Campus Umuarama, de junho de 2010 a agosto de 2012, bem como coordenador dos cursos técnicos em Agronegócio e Agroecologia. Também atuou como diretor-geral do IFPR Campus Umuarama entre maio de 2013 e dezembro de 2014.

Conforme o Regulamento do Processo de Consulta Eleitoral, a interposição de recursos ao resultado da votação pode ser feito até a próxima segunda-feira (26). A análise dos recursos será realizada pela Comissão Eleitoral Central entre os dias 27 a 30 e a divulgação do resultado final será realizada no dia 30 de agosto. A homologação do resultado final junto ao Conselho Superior do IFPR será realizada em reunião, no dia 05 de setembro.