Foi finalizado na manhã desta quinta feira (19), no anfiteatro David Rogos Schimitz, O projeto “Justiça se Aprende na Escola”, promovido pela secretária de educação do município de Chopinzinho, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Publico da Comarca.

O promotor de Justiça Willian Rafael Scholz, comenta sobre a importância do projeto para o Ministério Publico do Paraná, em levar as noções básicas para alunos do ensino regular, “Infelizmente o nosso sistema de ensino em geral não fornece noções básicas de cidadania, noções básicas de direito e garantias individuais que estão previstas em nossa constituição desde 1988”. Willian também argumentou sobre a importância destas matérias básicas, “O ideal seria que a criança tivesse essas noções básicas , já na sua primeira infância e inicio da adolescência, O ministério Publico que é defensor das garantias individuais, assegura que com esse conhecimento essas crianças serão bem melhores com o conhecimento”.

O prefeito Chopinzinhense  Rogério Masetto, fez questão de acompanhar o cerimonial de entrega de premiação aos alunos e garante que a prevenção é melhor forma de ter uma sociedade mais correta, “Particularmente nunca havia presenciado um Júri ao vivo, ontem acompanhei um com as crianças, a prevenção e o conhecimento com certeza  faram da nossa sociedade mais justa e correta e errando menos”.

O programa Justiça se Aprende na Escola tem por objetivo divulgar noções básicas sobre direitos e deveres, bem como, facilitar o acesso à justiça, por meio de uma educação voltada para a cidadania. Para isso, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, a ideia é orientar os alunos da rede pública acerca de noções básicas de funcionamento do Poder Judiciário, bem como, as formas de acesso à justiça.

Para secretaria de educação do município Édina Accorsi, a prevenção e a orientação são fatores fundamentais para o crescimento dos alunos, “A orientação vem dando resultado, a gente percebe as nossas crianças levando essas informações para a família, principalmente na questão da cidadania, estendendo, indiretamente, esse benefício e fazendo com que a comunidade participe desta ação social”.

Na oportunidade Édina aproveitou para informar a população sobre a sequência de trabalho nas escolas do município e pontuou alguns que finalizam no mês de dezembro, os desenhos natalinos e as redações dos 60 anos do município de Chopinzinho.