A Casa Familiar Rural de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, teve um projeto selecionado entre os 20 melhores do Brasil, através do concurso “Respostas para o Amanhã” promovido pela empresa multinacional a Samsung.

Com o nome Materiais Alternativos para Melhorar o Ensino da Física e de um Novo Amanhã, passou pela primeira etapa. Com isso a turma do terceiro ano do Curso Técnico em Gestão Ambiental, ganhou na semana passada uma câmera digital e um notebook para gravar um vídeo e participar da segunda fase, o qual vai escolher os cinco melhores do país. A Professora e Coordenadora dos trabalhos, Claudiane Frana, diz que “o projeto consiste em trabalhar com materiais alternativos que podem ser encontrados nos pontos de coletas de lixo da comunidade e são transformados em material pedagógico dentro da disciplina de física. Ficamos entre os 20 classificados como a melhor prática educativa do Brasil e entre os cinco do sul do país”.

Para o aluno Magaiver Chareneoski, o qual ajudou a montar um rádio que capta frequência de FM, o projeto agregou conhecimento na sua formação, “aprendi bastante coisa porque o rádio capta as ondas e reproduz, então tudo com materiais recicláveis, feito manual, aprendi muito, nunca tinha feito um experimento desses e na primeira vez funcionou”.

A dificuldade faz parte do projeto, segundo conta o aluno Jhonothan Bareviera, ao descrever como foi criado um barquinho movido a vapor, “foi muito difícil porque temos que acertar a altura da mola de cobre, cortar as velas e montar certinho, se não ele não funcionava”.

A campanha desenvolvida pela Samsung acontece também em outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru. Em cada país será escolhido a melhor proposta no mês de dezembro. A segunda etapa no Brasil será em novembro. Até o dia 04, os 20 participantes devem mandar os vídeos para a competição, quando será escolhido cinco finalista, cada um representando uma região do país.