Os moradores do bairro Padre Ulrico e conjuntos habitacionais daquela região tiveram uma manhã de sábado (27) diferente e festiva. O prefeito Cleber Fontana e diversas outras autoridades se encontraram com a comunidade para o lançamento oficial do Programa Escola 2030, que prevê avanços e fortes investimentos na qualidade da educação municipal. Pais, alunos, professores e a comunidade compartilharam o momento considerado histórico. Na oportunidade houve a distribuição dos uniformes. Apresentações do Clube da Viola e desfile dos alunos com os novos uniformes também se destacara.

Durante pronunciamento o prefeito Cleber falou sobre as metas da administração municipal em relação aos resultados do programa. “Estamos fazendo um grande investimento na qualificação dos nossos professores, melhorando a estrutura física das escolas e danos todas as condições para as crianças, disponibilizando livros, uniformes e outras ferramentas. Certamente o que estamos fazendo  aqui será referência para o Brasil”, destacou o prefeito.

Também falou da meta de, aos poucos e dentro das condições financeiras da prefeitura, levar o programa para toda a rede municipal de ensino. No caso da Escola Sagrado Coração, a prefeitura investiu este ano mais de meio milhão de reais na aquisição dos livros, uniformes, cursos de formação para os professores e demais servidores, reformas na estrutura física e ampliou a merenda escolar para cinco refeições ao dia.

O programa é uma iniciativa da administração municipal e tem  a coordenação da secretaria municipal de Educação. A Escola Sagrado Coração tem 730 alunos. Destes, 200 em tempo integral. A equipe pedagógica é composta por 76 pessoas, chegando a quase 100 o quadro total de servidores. O kit uniforme é composto por jaqueta, duas calças, duas camisetas e bermuda. As crianças já foram beneficiadas com os livros do Aprende Brasil (Positivo).

A estrutura física da escola também recebeu diversos investimentos nos últimos meses. A equipe pedagógica participou de formação continuada do Aprende Brasil e do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Esta formação será mantida de forma permanente  através de cursos, palestras e oficinas, além do trabalho que é realizado sobre o sistema de ensino.

Escola 2030

O Programa Escola 2030 proporcionará uma educação de qualidade, com metodologias ativas, gestão qualificada, infraestrutura de excelência, formação e valorização profissional. Pretende oferecer ensino em tempo integral com estrutura curricular diferenciada, atendendo a Base Nacional Comum Curricular para o desenvolvimento de conhecimentos e competências das crianças ao longo das etapas da educação básica. Também oportunizará um ensino que possibilite à comunidade escolar ver na educação uma alternativa de melhoria na qualidade de vida, transformando a sua realidade social.

Na cerimônia de lançamento a frente de honra foi formada pelas seguintes autoridades: Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vereadores José Carlos Kniphoff ( presidente da Câmara), Silmar Gallina e Elenir Maciel: Major Heitor Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Capitão Rogério Pitz, comandante da Polícia Militar; Mariah Ivonete Silva, secretária municipal de Educação; Celio Steimbach, representando o Núcleo Regional de Educação; professora Carmem Taffarel, diretora da escola; Adriana Marafon, presidente da APMF; João Maria Andrades, do Conselho Municipal de Educação; Glaucia Zonta Chaves, presidente do Conselho de Alimentação  Escolar; professora Loise Rizzieri e professor Edilson Santos, coordenadores do programa; Waldivino Pires Vieira, presidente da Unibel; André Cavilha, presidente da Associação de Moradores: Lauro Telles, Antonio Brizola e Wilian Aman, integrantes da diretoria da associação; Claudiomir Alves de Camargo, representando os pais; Pastor Janir Bazotti e diretores de escolas e CMEIs daquela região.

Assessoria PMFB