Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná vão entrar em greve na próxima segunda-feira (2). A greve foi aprovada por unanimidade na sexta-feira (22) em assembleia da APP – Sindicato, entidade que representa a categoria.

Em entrevista a Rádio Onda Sul FM, Eliane Figura, presidente da APP – Sindicato, em Francisco Beltrão, falou que a programação está sendo de muito debate em todas as escolas. “Nós estamos fazendo as conversas entre educadores, entre a comunidade escolar, pais e alunos para estarmos fazendo apontamentos de quais são os riscos que a educação pública paranaense está colhendo”. Segundo, Eliane, além da paralisação, os professores vão organizar um grande ato público para a terça-feira (3) em Curitiba.

Eliane, destaca que a greve não tem prazo determinado para terminar. “A greve é por tempo indeterminado, nós faremos uma nova avaliação do movimento grevista no dia 13 de dezembro, na sexta-feira, que é o dia que há uma possibilidade de votação das alterações do regime de previdência”.

A greve é principalmente contra as mudanças propostas pelo governador Ratinho Jr em relação à previdência dos servidores, dentro da PEC 16.

Confira o áudio da entrevista na íntegra: