A Justiça Federal decidiu pelo retorno do prof. Irineu Mário Colombo ao cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Pela medida ficam cancelados processos de eleições para reitor,vice e diretores de campi. O reestabelecimento do cargo, ocorreu na última sexta-feira (31), quando a Justiça Federal revogou os efeitos da Liminar resultante da Ação Civil Pública de autoria do Sindiedutec – Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná,  que determinava o afastamento de Colombo das funções, bem como encaminhava para as eleições nas instituição.

Conforme nota do IFPR, o SINDIEDUTEC  impetrou petição na 2.ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba contra o IFPR, solicitando encaminhamento do processo de consulta para Reitor, Vice-Reitor e Diretores de Câmpus do IFPR para manifestação do Ministério no dia 03 de setembro de 2014.

Posteriormente, em 11 de setembro, Ministério Público Federal se manifestou solicitando ao Juiz a extinção da referida Ação Civil Pública. Já no último dia 30 de outubro, o juiz  Claudio Roberto da Silva revogou a liminar que determinava eleições extinguindo o processo  e condenando o Sindicato autor da ação a pagamento de R$ 5.000,00 em honorários.