Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, aconteceu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd do segundo semestre. Neste evento, que ocorreu no Ginásio Arrudão, ao todo 22 turmas de 5º anos da rede pública municipal e uma turma da rede particular foram formadas, totalizando 456 alunos atendidos.

Estiveram presentes no evento, o comandante da 2ª Cia do BPEC, Capitão José Antônio da Silveira Júnior; o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes da Rosa; o presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, José Carlos Kniphoff; a secretária de educação, Mariah Ivonete Silva; o secretário de esportes, Neocir Cipó Nezze, entre outras autoridades.

Proerd em 2019

No primeiro semestre, 680 alunos, de 29 turmas diferentes, já tinham sido formados. Segundo a coordenadora do Proerd da secretaria de educação, Ivete Rotta, “faz muito tempo que 100% dos 5º anos da rede pública não eram atendidos, por isso esse número de 1.136 alunos é motivo de comemoração”.
O PROERD é aplicado nas turmas de 5º anos ao longo de 10 lições. Os policiais militares ministram aulas que ensinam as crianças a lidar com diferentes situações como, por exemplo, quando alguém oferece drogas, também a denunciar casos de bullying, lidar com a tensão, pressão dos colegas, entre outros assuntos.

Em 2019, ministraram aulas os soldados Edson Pavan, Luciana Savitski, Taciane Cipriani, Thiara Anginoni e Francine Herpich. O PROERD acontece por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação de Francisco Beltrão, que disponibiliza a apostila utilizada nas aulas e toda a estrutura para a formatura.

Confira a matéria na íntegra com a policial militar e instrutora do Proerd Francine Herpich:

Assessoria