Através do BPEC (Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária), a Polícia Militar vem realizando um excelente trabalho de  proteção, prevenção sobre drogas e violência nas escolas municipais e estaduais de Francisco Beltrão. No último sábado (13), a Instrutora do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Soldado Francine e o Soldado Júlio, que integra a PEC (Programa Escola Comunitária), estiveram na Rádio Onda Sul FM, em entrevista eles comentaram sobre esse importante trabalho.

“O Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária foi criado em 2008 e desenvolve atividades com as comunidades escolares dentro de programas como PEC e Proerd. Foi criado com a finalidade de desenvolvimento da ampla rede de proteção a crianças e adolescentes, por meio da edução preventiva sobre drogas e violência. ” Destaca, o Soldado Júlio.

O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. É um programa antigo que começou em 1982 nos Estados Unidos e veio para o Brasil em 1992. O programa é dividido em 10 lições que são aplicadas no decorrer de um trimestre, totalizando de 10 à 12 horas em sala de aula, em média são 12 turmas da rede pública municipal. “Trabalhamos com alunos de 5º ano, com média de 9, 10 e 11 anos com o objetivo de prepará-los para que cheguem na rede pública estadual e possam resistir a pressões dos colegas e das drogas, tendo em vista que terão mais contatos com adolescentes”. Explica, a Soldado Francine.

  • Compartilhe no Facebook

Soldados Francine e Julio Cezar foram entrevistados pelo repórter Ademir Augusto. Foto de divulgação

Segundo Francine, no primeiro semestre deste ano o Proerd realizou a formatura de 680 estudantes, a cidade contou com a participação de quatro policiais militares que deram aulas para 29 turmas, em oito escolas diferentes. Foram contempladas com o projeto nesse semestre as Escola Municipais – Madre Boa Ventura, Recanto Feliz, Bom Pastor, Frei Deodato, Nossa Senhora Do Sagrado Coração, Professor Pedro Algeri, 15 De Outubro e Higino Antunes Pires Neto, todas localizadas na zona urbana. “No terceiro trimestre o trabalho continua e será realizado nos colégios da zona rural, abrangendo as 51 turmas de 5º ano da rede pública municipal de Francisco Beltrão”. Destaca a Soldado Francine.

O Proerd é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Francisco Beltrão, que adquire o livro do estudante utilizado durante as aulas, compra as camisetas e estrutura a Formatura. Já a Polícia Militar disponibiliza os policiais treinados que aplicam o Proerd e trabalham nas escolas.

Confira a entrevista na íntegra: