O município de Palmas, Sul do Paraná, deverá colocar em prática um plano para combate e erradicação ao analfabetismo. O trabalho será desenvolvido pelo Poder Publico, através do Departamento de Educação em parceria com a unidade do SESI/SENAI local. Conforme o IBGE atualmente pouco mais de 9% da população  encontra-se na condição de analfabetismo, o que representa  que aproximadamente 4 mil  moradores jovens e adultos não sabem ler e escrever.

Conforme explicou a Diretora de Educação, Joseana Nicolaou,  estão sendo iniciados os estudos e elencadas as alternativas para  combater e erradicar  o analfabetismo. Na primeira etapa a meta é atingir aos que já participavam do Programa Paraná Alfabetizado, mas que ainda não dispõe da documentação de conclusão das atividades.

O Analista de Negócios do SESI, Evandro Antonio Correa, destacou que  a parceria busca proporcionar as condições para melhoria da escolaridade da população de Palmas. Serão utilizadas salas de aulas das escolas do município e realizadas provas de classificação e reclassificação. Também estão previstos cursos através do Programa Jovem Aprendiz e com alunos da Educação Especial. Além disso, a implantação do Projeto de Empreendedorismo da Junior Achievement; e implantação do SESI Cozinha Brasil para educação alimentar e nutricional.

Da reunião inicial participaram ainda o o diretor de Planejamento de Palmas, Aloísio Nascimento; o coordenador do SESI/SENAI Moisés Atilio Cabassa Junior, a Orientadora Pedagógica do SENAI Rosilda Salete Fagundes e da equipe da Educação de Palma