Hermes Leão / Foto: Assessoria APP Sindicato
  • Compartilhe no Facebook

Hermes Leão / Foto: Assessoria APP Sindicato

O Presidente da APP Sindicato, Hermes Leão falou hoje (20) durante entrevista à Rádio Onda Sul FM, que a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) perdeu seu status e tudo agora é resolvido na Casa Civil, a qual é comanda por Valdir Rossoni (PSDB). No último sábado (18) os educadores decidiram suspender a greve e retornar as salas de aula.

Para Leão, “a SEED perdeu o papel político que tinha, agora tudo é resolvido na Casa Civil. Temos muitas dificuldades com isso, porque de fato a SEED não tem agido, se não, para operacionalizar essas maldades da distribuição de aulas. Precisamos cobrar que a secretaria tenha o status de debates da organização do dia a dia escolar. Não é possível que a gente tenha que passar por todo o governo para resolver situações, inclusive do calendário escolar”.

Desde que o Governador Beto Richa (PSDB) assumiu o comando do Paraná, impasses com a categoria foram frequentes, culminado em várias greves nesse período. A maior foi registrada em abril de 2015, no confronto entre a polícia e professores.

“Estávamos na quinta greve, três anos de trabalhos. É desgastante para a categoria um ritmo de greve desse nível. Diante desse quadro, inclusive de adesão que não estava elevada, entendemos que seria mais interessante suspender a greve, manter o estado de greve para acompanhar todo o debate com o governo”.

Sobre o desconto no pagamento pelos dias parados, o presidente da APP Sindicato disse que estão conversando com o Tribunal de Justiça, “fizemos uma reunião na semana passada, hoje temos outra com o presidente do tribunal. Além disso já procuramos o Ministério Público porque o governo vem cometendo um conjunto de descumprimentos de leis e compromissos de greves anteriores. As faltas também estão nesse conjunto de medidas”.

No dia 08 de abril os educadores devem realizar outra assembleia para avaliar o andamento das mobilizações e a negociação com o governo estadual.