Dr. Odacir Antonio Zanatta é o segundo Reitor Pro Tempore da atual gestão do IFPR
  • Compartilhe no Facebook

Dr. Odacir Antonio Zanatta é o segundo Reitor Pro Tempore da atual gestão do IFPR

Após dois meses da exoneração do prof. Élio de Almeida Cordeiro da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), o Ministério da Educação nomeou o Dr. Odacir Antonio Zanatta para o cargo de Reitor Pro Tempore. Zanatta atuava como docente do Câmpus Umuarama do IFPR e é o segundo reitor da instituição na gestão 2016-2019, em decorrência de ações impostas na Justiça que questionam os resultados da eleição realizada em 2015, que teve o professor Ezequiel Westphal eleito reitor.

A ação foi proposta pelo candidato da oposição, Frederico da Silva, que, dentre outros apontamentos, alega que a vitória de Westphal ocorreu em razão de inúmeras ilegalidades em que teria utilizado a condição de Reitor substituto em favor dos interesses pessoais interferindo no resultado das eleições. Apontou ainda que Westphal, enquanto reitor nomeou livremente os membros da Comissão Deflagradora; determinou o cronograma eleitoral e, estipulou que as limitações de cronograma eleitoral, não poderiam ser revistas nem mesmo pela Comissão Eleitoral Central. Reclamou do pouco tempo para a realização de campanha que, em apenas seis dias úteis, lhe impossibilitou de percorrer os 24 campus da instituição. Alegou que com isso, seu oponente o fez fora do referido período por meio de visitas oficiais.

Em junho de 2015, o Ministério da Educação nomeou prof. Elio de Almeida Cordeiro para a função de Reitor Pro-Tempore, atendendo decisão liminar da 1ª Vara Federal de Curitiba.

O novo Reitor Pro Tempore, Dr. Odacir Antonio Zanatta, possui graduação em Agronomia, pela Universidade Estadual de Maringá (1987) e Mestrado em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Concluiu o Doutorado em Agronomia, área de concentração em Proteção de Plantas, pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atuou como diretor geral do  Câmpus Umuarama do IFPR entre maio de 2013 e dezembro de 2014.