O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou no começo do mês, os três selecionados de cada região do Brasil no Prêmio CAE de Participação Social, concurso destinado aos Conselheiros de Alimentação Escolar municipais, estaduais e do Distrito Federal que premiou as ações que fortalecem a atuação do controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No Brasil foram selecionados somente 15 municípios. Dos três escolhidos da Região Sul, somente Francisco Beltrão do Paraná e dois municípios do Rio Grande do Sul (Encantado e Porto Alegre).

Além de incentivar o envolvimento da sociedade nas ações do programa, o prêmio busca valorizar as experiências que geram impactos positivos como um todo e que possam servir de referência e inspiração para outros municípios brasileiros.

Para a secretária de Educação de Francisco Beltrão, Rosa Vandresen, o trabalho em conjunto foi primordial na conquista do prêmio. “A administração municipal através do prefeito Cleber Fontana, tem nos dado todas as condições para desenvolver esse trabalho maravilhoso, essa premiação é fruto de um trabalho incessante da administração municipal, da Secretaria Municipal de Educação, e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. ”

Esta foi a primeira edição do prêmio e teve como tema “Participação Social no Cardápio do Dia”.