Sete escolas de ensino médio da região Sudoeste do Paraná integram a relação das instituições selecionadas pelo Programa de Fomento às Escolas em Tempo Integral. O programa será implementado no período de 2017 a 2020, com recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE),no início de 2017.

Estão inseridos no programa o Colégio Estadual Cecília Meireles de Ampere; Capanema, Padre Cirilo; Francisco Beltrão – Leo Flach; Mangueirinha – Hercília Nascimento; Nova Prata do Iguaçu, José de Alencar; Realeza, Doze de Novembro e, em Santa Izabel do Oeste, Guilherme de Almeida.

O cálculo do valor repassado pelo MEC é de R$ 2 mil por aluno, anualmente, valor equivalente a 52% do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para participar do Programa, secretarias estaduais de educação enviaram ao MEC Termo de Adesão e Formulário do Plano de Implementação, com informações sobre o Plano de Gestão Escolar, Planejamento Pedagógico, Proposta de Plano de Diagnóstico e Nivelamento e Plano de Participação da Comunidade nas Escolas. A admissão dos alunos ocorreu por proximidade da escola pública de origem ou local de moradia. As escolas e regiões de vulnerabilidade social ou com baixos índices sociodemográficos foram priorizadas na seleção.