O Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Paraná, em reunião virtual realizada nesta semana, definiu o formato dos processos de seleção para o ingresso de estudantes no ano letivo de 2021.

Por maioria de votos, ficou definido que, diante da pandemia da Covid-19, o Processo Seletivo para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio será realizado através de sorteio público. Para o Processo Seletivo dos cursos de Ensino Superior, foi definido, por unanimidade, que seja utilizado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2018, 2019 e 2020.

O pró-reitor de Ensino do Instituto Federal, Amarildo Magalhães, considera que a opção por sorteio público das vagas para os cursos técnicos de nível médio é a forma mais segura e democrática neste momento de pandemia da Covid-19, salientando que a política de reserva de vagas será mantida.

Outras questões relativas aos processos seletivos, como datas e formas de inscrição estão sendo discutidas pela instituição e deverão ser divulgados posteriormente.

Fonte: IFPR