O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas abre nesta sexta-feira (01), o período de inscrições para o Processo Seletivo 2018. Estarão sendo ofertadas 427 vagas para cursos superiores e 80 vagas para cursos técnicos de nível médio. As inscrições poderão ser realizadas até 08 de outubro, pela página da Funtef-PR (Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Paraná). As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro. Acesse: Edital Cursos Técnicos / Edital Cursos Superiores

As inscrições custam R$ 50,00 e só serão efetivadas após o pagamento, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Poderá ser concedida isenção da taxa ao candidato que comprovar não poder arcar com o valor. Os interessados em se inscrever no processo seletivo e que não tenham acesso à Internet, poderão se dirigir ao Campus do IFPR, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 17h, onde haverá um ponto de inscrição.

Do total de vagas, 80% são destinadas à inclusão social e 20% à concorrência geral. Das vagas reservadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

No momento da inscrição, candidato deverá optar por apenas um Curso de Graduação ou Técnico, e, caso deseje concorrer às cotas reservadas, assinalar a opção. As provas serão realizadas no dia 19 de novembro, das 14h às 18h. Os locais de prova e ensalamentos serão divulgados no dia 13 de novembro. O resultado final será publicado no dia 20 de dezembro.

Pós-graduação em Linguagens Híbridas e Educação

Também nesta sexta-feira (01) tem inicio o período de inscrições para o primeiro curso de pós-graduação do IFPR Palmas – Especialização Lato Sensu em Linguagens Híbridas e Educação. Estão sendo ofertadas 30 vagas para profissionais de Letras, Pedagogia, Artes Visuais e áreas afins. Com duração de um ano e meio, a previsão é que as aulas tenham inicio no mês de outubro.

+ IFPR Palmas abre edital de seleção para seu primeiro curso de pós-graduação

O público alvo são os egressos de licenciaturas, mas qualquer profissional da área educacional poderá candidatar-se à uma das 30 vagas em oferta. Dessas, 17 serão destinadas à ampla concorrência, enquanto que as demais serão reservadas para professores da rede pública, negros, indígenas e deficientes físicos. O período de inscrições se estende até o próximo dia 14 de setembro.

É importante que os candidatos tenham atenção à documentação necessária para a inscrição, conforme descrito no edital. A seleção ocorrerá através de prova escrita, elaborada a partir de referências bibliográficas constantes no edital, que será aplicada no dia 23 de setembro, às 14h. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 29 de setembro. As aulas serão realizadas quinzenalmente, sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e tarde, num total de 360 horas – duração de um ano e meio. (Acesse o edital aqui)