O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está ofertando 440 vagas para Cursos Técnicos nos municípios de Coronel Domingos Soares, Mangueirinha e Mariópolis, no Sudoeste do Estado. As inscrições para o Processo Seletivo EaD IFPR 2019 estão abertas até o dia 11 de novembro. Os cursos, que serão ministrados na modalidade à distância, são destinados àqueles estudantes que já concluíram o ensino médio.

Os Cursos Técnicos EaD IFPR utilizam, como uma de suas ferramentas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e contam com os Núcleos de Tecnologia e Educação a Distância – Nutead e com as prefeituras parceiras para o desenvolvimento das atividades presenciais.

Para o município de Coronel Domingos Soares, são 40 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Administração. Em Mangueirinha são 40 vagas para Curso de Agente Comunitário de Saúde e outras 40 para o Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Para Mariópolis serão ofertadas 320 vagas em sete cursos: Técnico em Administração (60 vagas), Curso de Agente Comunitário de Saúde (40), Técnico em Logística (40), Técnico em Meio Ambiente (40), Técnico em Segurança do Trabalho (60), Técnico em Serviços Públicos (40) e Técnico em Vendas (40).

O candidato deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais – obrigatórios  –  e para o acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana, de acordo com o calendário acadêmico de cada curso. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, no site www.ead.ifpr.edu.br.

Dos 80% de vagas destinadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

As provas de seleção serão online no polo, aplicadas somente na cidade que oferta os cursos para os quais os candidatos efetuaram a inscrição. Em uma única fase, as provas acontecerão entre os dias 19 e 23 de novembro de 2018, de acordo com o agendamento a ser publicado no site de inscrições. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota com base na pontuação dos resultados obtidos no processo seletivo.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 07 de dezembro, na página virtual da EaD.