Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, de Francisco Beltrão, nesta terça-feira (05), o secretário estadual de educação e vice-governador, Flavio Arns (PSDB) destacou os investimentos que o governo deve fazer ao longo desse ano letivo na educação Paranaense. Arns afirmou que os educadores já estão desenvolvendo atividades da semana pedagógica e apresentou números relacionados aos investimentos em andamento e a serem iniciados na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Francisco Beltrão, que abrange 20 municípios, atendendo 94 escolas estaduais com 64 mil alunos assistidos.

Em 2012, segundo o secretário, foram feitos aproximadamente R$ 15 milhões em investimentos na microrregião de Francisco Beltrão. Os recursos foram aplicados em construção, reformas e reparos em escolas. Para 2013 o governo prevê a aplicação de mais R$ 9 milhões, na construção de duas novas escolas, atendendo os municípios de Bela Vista da Caroba e Manfrinópolis. Além disso, será aberto concurso para contratação de 13 mil novos profissionais, que vão se somar aos 17 mil contratados em 2012.

 

Corte de aulas:

Quanto à redução das aulas de educação física e artes, Flávio Arns garantiu que os professores não devem sofrer prejuízos. “Não é uma decisão definitiva, vamos discutir isso com a comunidade e com o Conselho Estadual de educação”, declarou.

A mudança faz parte da matriz curricular referencial e os professores das disciplinas que tiveram redução vão continuar trabalhando. Está sendo implantando pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) o tempo integral. Com isso, as aulas de educação física vão acontecer no contraturno. Serão três ou quatros horas semanais, explicou o secretário. O mesmo deve acontecer com as aulas de artes.