O Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) inaugurou na manhã desta quarta-feira (22) o mural “Etnias e Culturas Formadoras do Município de Palmas/PR”. A obra, que fica no hall de entrada do campus, integra o projeto de Pesquisa e Extensão “Muralismo: arte, cultura e pós-humanismo”. Participaram da elaboração do mural os professores  Magda Salete Vicini, Douglas Colombello Parra Sanches, Luiz Ney Todero, Neuza Fonseca, Thiago Scalvenzi Sául e o acadêmico Samuel Gajosz Vaz.

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições do município, além de integrantes das comunidades quilombola, índigena, nipônica e demais etnias que formam a sociedade palmense.

O coordenador do curso de Artes Visuais do IF Palmas, Luiz Ney Todero,  explicou que os integrantes do projeto visitaram as comunidades étnicas do município, onde foram levantados aspectos culturais e a contribuição desses grupos na formação de uma identidade própria do município. No trabalho também são retratados símbolos de Palmas, como a araucária, o butiazeiro, a fauna e o clima.

Por sua vez, a coordenadora do projeto, professora Magda Vicini, explicou que a composição foi pensada no conceito de integração das etnias que formam Palmas, dando visibilidade à essa diversificação cultural. “Um dos nossos objetivos, como Instituto Federal, é colaborar com a comunidade e realizar esse intercâmbio cultural”, pontuou.